Os cupins ou térmitas são considerados de extrema importância por atuarem na decomposição de matéria orgânica, ciclagem de nutrientes e aeração do solo.
O principal dano causado pelos cupins é decorrente de sua capacidade de digerir celulose, atuando como praga em diversas culturas e também nos meios urbanos.
Outro grupo de insetos de extrema importância, em relação a degradação de madeiras vivas ou mortas é o das brocas (ordem dos Coleópteros), que juntamente com o dos cupins constitui o principal grupo de insetos xilófagos, ou seja, que se alimentam de madeira.
Eliminação de Cupins Subterrâneos
Os cupins subterrâneos alimentam-se fundamentalmente de celulose extraída de madeiras vivas, em árvores, madeiras mortas em mobiliário e partes de edificações, papel, papelão, etc.
Eles caracterizam-se por construir seus caminhos na parte interna de paredes, nas superfícies, em condutes, vãos estruturais como caixões perdidos e shafts.
Os cupins subterrâneos atravessam estruturas de concretos e chegam a buscar seus alimentos a distancias superiores a uma centena de metros em relação aos ninhos.
Uma característica marcante dos cupins subterrâneos são os estragos provocados em todas as estruturas por onde se deslocam; chegando a remover a capa de fios e provocar curtos.